EXEMPLO: moradores do bairro Primavera dois realizam a manutenção da praça Osmar Bonafé voluntariamente.

0
732

Quem não gosta de tirar um tempinho no final do dia para um descanso? Seja fazer uma caminhada, passear com o bichinho de estimação, andar de bicicleta, reunir os amigos para aquele bom bate papo ou até mesmo tomar um mate quente debaixo de uma boa sombra? Emesmo que seja no final do dia, o lazer faz bem para dar aquela relaxa e mandar o stress embora.

Hoje a praça Osmar Bonafé que fica no bairro Primavera dois, é o ponto de encontro de grande parte dos primaverenses. O motivo? É que o local é bem arejado, têm árvores, flores, parquinho para as crianças, academia popular, pista de caminhada e muita grama para sentar e ter aquela boa conversa.

Há um ano, um grupo de moradores da região resolveu cuidar da praça. O exemplo de voluntariado desse pessoal, tem nos mostrado muito como podemos transformar nossa comunidade em um lugar acolhedor.

A dona Loila Rossato, é uma das voluntárias, e que mais comanda o pessoal. “Quando construíram a praça e a prefeitura entregou aos moradores, era só o espaço com um pouco de areia e a pista de caminhada, era uma praça normal. Mas pensamos, já que é aqui que vivemos e nossos filhos e netos brincam aqui, vamos então cuidar desse lugar. Então começamos a plantar árvores, flores, também plantamos a grama, conseguimos o parquinho com a prefeitura, também a academia popular”.

praça pngA praça está toda colorida, os moradores conseguiram tintas para a pintura dos bancos e também para pintar uma parte do chão com algumas brincadeiras de crianças, como a amarelinha. Hoje com toda essa estrutura, a partir das cinco da tarde, de segunda a segunda, o que era uma simples pracinha, virou o “point” da cidade. “Nós gostamos que as pessoas venham aqui e falam como é um lugar agradável. Nós todos os dias limpamos o local, e cuidamos. As vasilhas de lixo foram doadas, e toda a poda da grama é feita de forma voluntária”.

A empresária Rose Gargantin, não perde um por do sol, todos os dias já tem seu ritual: pega o filho na escola e vem pra praça. E o filhão comemora. “Eu gosto de brincar aqui, gosto de andar de bicicleta, aqui é muito legal, chamo minha mãe pra vim aqui todos os dias”. Afirma Vitor Gargantini, estudante de 9 anos.

Todos os anos a via sacra que faz parte do tempo quaresmal da Igreja Católica é realizada aqui, na praça Osmar Bonafé, todas as sextas os fiéis se encontram. “Ainda gostaríamos de receber em nossa praça a biblioteca contêiner. Vamos conversar com o secretário de cultura, Wanderson Lana, para tentar receber mais esse projeto, em que nós voluntários nos comprometemos de cuidar da biblioteca igual cuidamos de nossa praça”. Conclui Loila.

PEDIDO DE AJUDA

Atualmente os voluntários que realizam a manutenção da praça querem cercar o local. Segundo eles, com a cerca fica mais difícil a entrada de animais peçonhentos e também de sujeiras. Se você quiser ajudar, com dinheiro ou material para a construção da cerca, basta entrar em contato com a Loila, pelo telefone (66) 99629-1129.

Josieli Araújo / jpmt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here